terça-feira, 17 de março de 2015

TIRAS, CHARGES, CARTUM, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Começam as diferenças: uma história em quadrinhos é mais longa, por isso, a sequência de cenas é maior, o necessário para que uma narrativa se desenvolva; uma tirinha é uma sequência bem curta (em geral, tem três quadrinhos), por isso, desenvolve uma cena, uma conversa  breve com outro personagem, uma situação de marcação de consulta médica.
Outro ponto  em comum: os diálogos dos personagens são representados visualmente por balões. E esses também ajudam a expressar sentimentos dos personagens: conforme o contorno do balão, ele pode indicar que o personagem está bravo, cansado, apaixonado... 
Também o humor é um ponto que, em geral, está presente nas histórias (exceto nas aventuras dos super-heróis). Nesse aspecto, as tirinhas se destacam. Entenda por que lendo o texto abaixo:

Qual é a graça?

Por ser uma história em quadrinhos curtíssima, o humor da tira costuma ser muito rápido. Ela não tem a intenção de ser uma piada tão engraçada a ponto de fazer o leitor rolar no chão de tanto rir, um leve sorriso já é o suficiente.Mas as reações mudam de pessoa para pessoa, o que é indiferente para uns pode ser muito engraçado para outros. Isso depende de uma série de fatores, como a clareza da piada, o nível de instrução do leitor e a intimidade deste com os quadrinhos. O último fator apresentado talvez seja o mais importante, pois é o hábito da leitura e o conhecimento dos personagens e das tirinhas em questão que permitem ao leitor um maior aproveitamento da leitura realizada.


Fonte: http://tiraisso.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário